
Estão disponíveis 32 cursos em todas as áreas do saber: Ciências e Engenharias, Artes e Ciências Sociais e Humanas. Sabe mais sobre cada um deles aqui .
Podem candidatar-se todos os estudantes que tenham nacionalidade de um país que não pertença à União Europeia e que sejam titulares de:
Não são abrangidos por este concurso especial:
Os estudantes estrangeiros não abrangidos pelo Estatuto do Estudante Internacional (por exemplo, estudantes nacionais de países da União Europeia) podem candidatar-se à Universidade de Évora através do Concurso Nacional de Acesso ou Regimes Especiais de Acesso (mais informação consultar site da DGES ).
As candidaturas devem ser submetidas online em formulário próprio, sendo requerido o registo prévio .
1º passo:
Registo aqui
.
2º passo:
Preenchimento de formulário de candidatura aqui
.
Poderá também consultar o Guia de Procedimento de Registo e Candidatura On-Line .
Nos termos do Regulamento de Candidaturas e Acesso e Ingresso na Universidade de Évora , alguns candidatos podem ser submetidos a provas específicas de ingresso de estudantes internacionais na Univeridade de Évora ou comprovarem no ato de matrícula os pré-requisitos caso sejam exigidos para o curso a que se candidata. No caso de candidatura a licenciantuura de Música é necessária prova de aptidão vocacional específica .
As provas realizam-se nos prazos definidos no calendário de candidaturas.
1ª Fase
Candidaturas: de 28. janeiro.2019 a 28.março.2019
Divulgação de resultados: até 23.abril.2019
Matrículas: de 23.abril.2019 a 2.maio.2019
2.ª Fase
Candidaturas: de 02.abril.2019 a 05.julho.2019
Divulgação de resultados: até 30.julho.2019
Matrículas: de 30.julho.2019 a 7.agosto.2019
3.ª Fase
Candidaturas: de 10.julho.2019 a 2.setembro.2019
Divulgação de resultados: até 18.set.2019
Matrículas: de 30.julho.2019 a 7.agosto.2019
A anuidade é no valor de 2.500 Euros.
testemunhos de estudantes internacionais
Telefone:
00 351 266 760 220 (das 10h00 às 15h00 - horário de Portugal)
Email:
estudanteinternacional@sac.uevora.pt
A Universidade de Évora é a segunda universidade mais antiga de Portugal, contando com 457 anos de história. Situada na cidade que lhe dá o nome, Évora encontra-se classificada há 30 anos como Património Mundial da UNESCO, pelo seu contexto histórico de elevado valor.
É uma universidade transdisciplinar, com uma oferta formativa permanentemente atualizada, com excelentes condições de estudo e de investigação, oferecendo cursos em todas as áreas do Conhecimento: Artes, Ciências Sociais e Ciências e Tecnologia.
Todos os dias vividos em Évora são marcados pela beleza das suas ruas e lugares, onde a capacidade de nos surpreendermos é constante, porque a cidade foi palco da vida de reis e rainhas, bem como de outras relevantes figuras que marcaram os destinos do país e além-fronteiras.
Depois, há coisas que são difíceis de avaliar por serem tão preciosas: a segurança, a hospitalidade, o bom relacionamento e proximidade entre alunos e professores, a localização geográfica privilegiada, numa região rica em manifestações culturais e com tradições muito vincadas.
Mais de 500 estudantes estrangeiros, de mais de 60 nacionalidades diferentes cruzam-se anualmente na UÉ, proporcionando a partilha de experiências e culturas num contexto único. É uma oportunidade singular que permite uma vivência multicultural, num contexto único.
Venha escrever a sua história!
A Universidade de Évora fixou a propina de 2.500 euros para estudantes internacionais. Contudo, essas propinas podem dificultar o acesso à formação da Universidade de Évora de estudantes internacionais. O programa de bolsas para Estudantes Internacionais visa facilitar o seu acesso à formação oferecida pela Universidade de Évora através da concessão de bolsas que se traduzem numa redução da propina a pagar. Há dois tipos de bolsa:
1. Bolsas por Mérito – no primeiro ano beneficiam da bolsa todos os estudantes internacionais:
a) Do 1º ciclo, se tiverem média de ingresso superior ou igual a 14;
b) Do 2º ciclo, se tiverem média de licenciatura superior ou igual a 15;
c) Do 3º ciclo, se tiverem média ponderada da média de licenciatura (60%) e média de mestrado (40%) superior ou igual a 16.
Nos anos seguintes, os estudantes têm de continuar a mostrar um desempenho de mérito para continuar a beneficiar da bolsa.
2. Bolsas para a Cooperação e Desenvolvimento – no 1º ano recebem bolsa todos estudantes internacionais que sejam nacionais de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa ou que beneficiem do Estatuto de Refugiado ou de Apátrida. Nos anos seguintes, os estudantes têm de ter um aproveitamento mínimo para continuar a receber a bolsa.
Para Licenciaturas e Mestrado Integrado o montante de propina com Bolsa de Mérito é €1050 e a Propina com Bolsa de Cooperação e Desenvolvimento é €1250. Os valores respeitantes aos 2º e 3º ciclos estão previstos nos Editais de cada Curso.
Saiba como candidatar-se à Universidade de Évora.
1ª Fase
Candidaturas: de 28. janeiro.2019 a 28.março.2019
Divulgação de resultados: até 23.abril.2019
Matrículas: de 23.abril.2019 a 2.maio.2019
2.ª Fase
Candidaturas: de 02.abril.2019 a 05.julho.2019
Divulgação de resultados: até 30.julho.2019
Matrículas: de 30.julho.2019 a 7.agosto.2019
3.ª Fase
Candidaturas: de 10.julho.2019 a 2.setembro.2019
Divulgação de resultados: até 18.set.2019
Matrículas: de 30.julho.2019 a 7.agosto.2019
As candidaturas devem ser submetidas online, através de preenchimento de formulário próprio, sendo requerido registo prévio.
1º passo:
Registo aqui
.
2º passo:
Preenchimento de formulário de candidatura aqui
.
Poderá também consultar o Guia de Procedimento de Registo e Candidatura On-Line .
Documentação:
No Edital do curso a que se candidata, disponível no Portal Oferta , poderá ser requerida documentação adicional, a qual deverá ser anexada, de forma digitalizada, à sua candidatura
No ato da candidatura online é necessário o upload dos documentos acima indicados, sendo a candidatura considerada válida apenas se for submetida com toda a documentação exigida. O upload da documentação, não dispensa, após efetivada a matrícula, a apresentação dos documentos originais ou o envio dos mesmos por correio, devidamente autenticados, conforme estabelecido no Regulamento de Candidaturas para acesso e ingresso para Universidade de Évora .
Para mais informações, contactar estudanteinternacional@sac.uevora.pt .
Neste Portal disponibilizamos informação sobre a oferta de cursos na Universidade de Évora de Doutoramentos (3º ciclo) , Mestrados (2º ciclo) e Pós-Graduações , para informações sobre como efetuar candidatura, aceder a:
Para mais informações contactar atendimento@sac.uevora.pt.
A Associação Académica da Universidade de Évora (AAUÉ) representa todos os estudantes inscritos na Universidade de Évora e rege-se pelos princípios da democraticidade, da independência e autonomia. Organizada por setores nas mais diversas áreas como Ação Social, Cultura e Costumes Académicos, Apoio ao Estudante Internacional, Apoio aos Núcleos, Produção para o Desenvolvimento Académico, Projetos e Patrocínios, Apoio a Festividades Académicas, Desporto e Saúde, Imagem e AAUETv.
Esta é constituída por estudantes e pretende representar, trabalhar e acompanhar os estudantes da melhor forma possível durante o seu percurso na academia.
Associação Académica da Universidade de Évora de estudantes para estudantes
AAUE a tua Associação
Nos termos do Decreto-Lei nº 36/2014 de 10 de março e do Regulamento do Concurso Especial de Acesso e Ingresso do Estudante Internacional da Universidade de Évora (Despacho nº 67/2014), os candidatos que não tenham nacionalidade portuguesa e pretendam ingressar numa licenciatura ou mestrado integrado, devem candidatar-se ao ingresso através deste concurso especial, exceto os que:
Condições de acesso:
Podem candidatar-se à matrícula e inscrição nos ciclos de estudos de licenciaturas e mestrado integrado que disponibilizem vagas para este concurso os titulares:
Documentação:
Prazos:
Local: on-line em https://siiue.uevora.pt , devendo selecionar “Candidaturas internacionais - Fazer candidatura internacional”.
Informação relativa a vagas será divulgada brevemente.
SE já frequenta o ensino superior no seu país, pode fazer um período de estudos ao abrigo de Programas de Mobilidade. Saiba como aqui .
SE pretende fazer o curso completo, selecione o ciclo de estudos que pretende frequentar:
Serviços Académicos da Universidade de Évora
Telefone:
00 351 266 760 220 (das 10h00 às 15h00 - horário de Portugal)
Email:
estudanteinternacional@sac.uevora.pt
Fonte: Servidor web da Turismo do Alentejo ERT e da Agência Regional de Promoção Turística do "www.visitalentejo.pt"
A Universidade de Évora envolve-se em novas modalidades de ensino e de aprendizagem.
Oferece novas oportunidades para aqueles que não podem vir à Universidade, porque estão longe ou porque têm emprego, para continuarem a sua formação.
Novas oportunidades para a aquisição de conhecimento através do ensino em e-learning. Esta foi uma das modalidades escolhidas para enriquecer a oferta formativa da Universidade de Évora. Nesta modalidade o aluno tem uma maior autonomia na gestão do seu tempo. Os cursos oferecidos na modalidade e-learning são: Doutoramento em Matemática; Mestrado em Engenharia Informática; Pós-Graduação em Ambiente, Sustentabilidade e Educação; Pós-Graduação em Avaliação Educacional; Formação Contínua de Professores; e Formação ao Longo da Vida - Introdução ao e-Learning e a Ferramentas Colaborativas, Conceções de Natureza, Ambiente e Paisagem, Paisagem Urbana, Luz e Cor na Natureza, Estética da Natureza e da Paisagem.
Visite-nos em http://www.we-move.uevora.pt
Visando a tão necessária formação e capacitação científica de quadros superiores em S. Tomé e Príncipe e no quadro de uma já longa cooperação, a Universidade de Évora vai manter em funcionamento cursos de formação pós-graduada em S. Tomé e Príncipe no próximo ano letivo.
À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, os candidatos à Universidade de Évora nos cursos com edição prevista para S. Tomé e Príncipe podem estar seguros de que vão encontrar um ensino moderno, concebido de acordo com os padrões europeus de exigência e qualidade, que lhes confere a mais elevada probabilidade de acesso ao mercado de trabalho e ao sucesso profissional, qualquer que seja o curso por que optem.
Os muitos séculos de existência da Universidade de Évora constituem inquestionavelmente um selo de garantia de qualidade, espelhado na acreditação por parte da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, a A3ES, ao qual estes cursos também estão, e estarão sempre sujeitos. A qualidade da Universidade de Évora é provada ainda pelo sucesso que os nossos licenciados, mestres e doutores têm alcançado nas academias e nas empresas estrangeiras e nacionais, junto das quais se apresentam com um Diploma acrescido de um "Suplemento ao Diploma", tecnicamente inviolável, que garante todo o seu percurso académico e todas as competências formais e não formais adquiridas ao longo do curso.
Os cursos a funcionar em São Tomé e Príncipe são variáveis e definidos anualmente, encontrando-se identificados como “São Tomé e Príncipe” na lista de cursos disponíveis.
Na Universidade de Évora é possível candidatar-se e frequentar de forma livre diversas unidades curriculares isoladas, de licenciaturas, mestrados, doutoramentos e pós-graduações.
Esta possibilidade, iniciada no âmbito do processo de Bolonha, e dos processos de formação ao longo da vida, possibilida a inscrição em disciplinas isoladas, com a garantia de certificação, em caso de aprovação.
Com a frequência de unidades curriculares isoladas pode:
- atualizar ou ampliar as suas competências em áreas específicas;
- obter creditação ao matricular-se no respetivo curso.
Pode consultar a lista de UCs isoladas em http://www.estudar.uevora.pt/Oferta/Estudantes-Externos
Período de candidaturas a UCs isoladas: informação brevemente disponível.
Durante o período de inscrições as candidaturas são realizadas online em https://siiue.uevora.pt.
A Universidade de Évora (UÉ) e a Universidad de Extremadura (UEx) assinaram convénios específicos para o reconhecimento da dupla titulação universitária entre determinados cursos que compõem a sua oferta formativa. Estes convénios estabelecem as condições que possibilitam aos estudantes que tenham concluído um determinado curso numa destas instituições de ensino superior (UÉ ou UEx) a obtenção da dupla titulação.
A Universidade de Évora e a Universidad de Extremadura assinaram convénios que possibilitam a obtenção de grau duplo nos seguintes cursos:
Licenciatura | Estudios de Grado |
Convénios (português e espanhol) |
Línguas e Literaturas
| Filología Hispánica e de Lenguas
|
|
Doutoramento | Doctorado |
Convénios (português e espanhol) |
Doutoramento em Matemática | Doctorado en Modelización y Experimentación en Ciencia y Tecnología (R007) |
pdf (pt) | pdf (es) |
Doutoramento em Literatura | Doctorado en Literatura |
pdf (pt) | pdf (es) |
Os estudantes ingressados no Mestrado em Engenharia Zootécnica da Universidade de Évora podem obter uma dupla titulação atribuída pela Universidade Sassary,em Itália, correspondente ao "Laurea Magistrale in Scienze Delle Produzioni Zootecniche".
Os estudantes da UÉ que pretendam obter a dupla titulação têm de ter aproveitamento nas licenciaturas da UÉ a um número mínimo de ECTS e obter aproveitamento num conjunto definido de UCs a funcionar na UEx. O mesmo acontece com os estudantes da UEx que pretendam obter dupla titulação, isto é, têm de ter aproveitamento nas licenciaturas da UEx a um número mínimo de ECTS e obter aproveitamento num conjunto definido de UCs a funcionar na UÉ.
As condições para a obtenção da dupla titulação variam de curso para curso. Por favor consulte os documentos relativos aos cursos abrangidos por convénios específicos de dupla titulação UÉ-UEx para informação detalhada e análise da tabela de UCs exigidas no âmbito dos respetivos protocolos.
Após conclusão das respetivas licenciaturas e aproveitamento nas UCs e ECTS no âmbito dos cursos abrangidos por convénios específicos de dupla titulação UÉ-UEx, os estudantes podem requerer o diploma pela outra Universidade.Estes procedimentos variam consoante o ciclo de estudo. Por favor consulte os documentos relativos aos cursos abrangidos por convénios específicos de dupla titulação UÉ-UEx para informação detalhada e análise dos procedimentos a efetuar para obter a dupla titulação.
A candidatura para acesso e ingresso em cursos de licenciatura (1º ciclo) e Mestrado Integrado pode ser feita através do Concurso Nacional de Acesso (CNA) organizado pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) ou através de Concursos Especiais organizados pela Universidade de Évora, designadamente para: Estudantes Internacionais (nacionalidade de um país fora da União Europeia); Maiores de 23 Anos; Titulares de outros cursos superiores; Titulares de CET ou TeSP; Mudança par instituição/curso.
Mais informações em “Candidata-te” .
Os Serviços Académicos da Universidade de Évora prestam todo o apoio nas candidaturas no âmbito do Concurso Nacional de Acesso, no Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES) e nos Concursos Especiais (Balcão do Estudante – Sala 1).
A candidatura para acesso e ingresso na Licenciatura de Música é feita através de Concurso Local e está sujeita à inscrição e aprovação na Prova de Aptidão Vocacional Específica .
Mais informação sobre o Concurso Local e Prova de Aptidão Vocacional Específica, aqui .
Os Serviços Académicos da Universidade de Évora prestam todo o apoio nas candidaturas no âmbito do Concurso Nacional de Acesso, no Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES) e nos Concursos Especiais (Balcão do Estudante – Sala 1).
Esta é uma Bolsa destinada a estudantes que não disponham de um nível mínimo e adequado de recursos financeiros, que comparticipa os encargos com a frequência do curso ou realização de estágio profissional obrigatório e inclui um complemento para o alojamento aos alunos que fiquem alojados em residências da Universidade de Évora. O pagamento da bolsa é efetuado mensalmente e diretamente ao estudante através de transferência bancária.
As candidaturas são efetuadas on-line no site da DGES, em datas aprovadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em simultâneo com a candidatura ao concurso nacional de acesso ao ensino superior.
+ informação: www.sas.uevora.pt
A Universidade de Évora fixou a propina de 2.500 euros para estudantes internacionais. Contudo, essas propinas podem dificultar o acesso à formação da Universidade de Évora de estudantes internacionais. O programa de bolsas para Estudantes Internacionais visa facilitar o seu acesso à formação oferecida pela Universidade de Évora através da concessão de bolsas que se traduzem numa redução da propina a pagar. Há dois tipos de bolsa:
1. Bolsas por Mérito – no primeiro ano beneficiam da bolsa todos os estudantes internacionais:
a) Do 1º ciclo, se tiverem média de ingresso superior ou igual a 14;
b) Do 2º ciclo, se tiverem média de licenciatura superior ou igual a 15;
c) Do 3º ciclo, se tiverem média ponderada da média de licenciatura (60%) e média de mestrado (40%) superior ou igual a 16.
Nos anos seguintes, os estudantes têm de continuar a mostrar um desempenho de mérito para continuar a beneficiar da bolsa.
2. Bolsas para a Cooperação e Desenvolvimento – no 1º ano recebem bolsa todos estudantes internacionais que sejam nacionais de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa ou que beneficiem do Estatuto de Refugiado ou de Apátrida. Nos anos seguintes, os estudantes têm de ter um aproveitamento mínimo para continuar a receber a bolsa.
Para Licenciaturas e Mestrado Integrado o montante de propina com Bolsa de Mérito é €1050 e a Propina com Bolsa de Cooperação e Desenvolvimento é €1250. Os valores respeitantes aos 2º e 3º ciclos estão previstos nos Editais de cada Curso.
FASE- UÉ
Esta medida é um apoio complementar aos estudantes da UÉ que não possam ser contemplados com bolsa de estudos que permite efetuar o pagamento total ou parcial da propina respeitante ao ano letivo, obtenção de senhas de refeição e/ou comparticipação dos custos de residência universitária.
FUNDO DE AUXÍLIO DE EMERGÊNCIA (FAE-UÉ)
Atribuído aos estudantes não abrangidos por bolsas ou outros benefícios de Apoio Social, o FAE-UÉ destina-se a prestar um apoio imediato em situações de carência económica por motivos imprevistos.
+ informação e condições de acesso em www.sas.uevora.pt
A Mobilidade é uma constante nas novas políticas do Ensino Superior, reporta a um sinónimo de Progresso, inovação, criatividade e competitividade. O seu objetivo primordial passa pelo alargamento dos horizontes, retirando as fronteiras e barreiras para uma educação global, tanto no contexto Nacional como Internacional, criando uma diversidade cultural, baseada na troca de valores, conhecimentos e experiências, levando à emergência de pessoal altamente qualificado. Através dos diversos programas de mobilidade existentes os nossos estudantes e diplomados podem beneficiar de uma experiência internacional e enriquecer o seu currículo académico e científico, bem como adquirir mais-valias ao nível profissional e pessoal.
ERASMUS+ Mobilidades (Estudos e Estágios) | Programa Luso-Brasileiro | Programa Almeida Garrett | Programa Vasco da Gama | Programa Erasmus Mundus | Cursos de Verão
Apoiamos a tua mobilidade - mobilidade@scc.uevora.pt
Programa +Superior
O Programa +Superior visa incentivar a frequência de instituições de Ensino superior público situadas em regiões do país com menor pressão demográfica, contribuindo assim para o desenvolvimento regional e para a plena utilização da capacidade educativa nacional, é o objetivo do Programa +Superior, no âmbito do qual o Ministério da Educação é Ciência (MEC) atribui Bolsas de Mobilidade.
As candidaturas podem ser efetuadas na plataforma da DGES
A Universidade dispõe de 7 residências universitárias com a capacidade para acondicionar 528 estudantes. As várias residências encontram-se dispersas pela cidade, todas elas têm acesso fácil e relativamente rápido aos edifícios que compõem a universidade, dispõem de salas de estudo, convívio e cozinhas, roupa de cama e atoalhados e acesso a rede wireless
, serviços como limpeza de cozinhas e espaços comuns, lavandaria geral.
As residências universitárias destinam-se a alojamento de estudantes matriculados no ensino superior que frequentam a Universidade de Évora, tendo como prioridade no acesso ao alojamento os alunos bolseiros dos SASUE.
Alojamento Privado
Existe a possibilidade de arrendar um quarto numa casa de família, ou um apartamento/casa mobilada que o estudante poderá compartilhar com colegas. A procura deste tipo de alojamento dependerá exclusivamente do estudante. De forma a facilitar essa procura, a Associação Académica da Universidade de Évora
faculta uma lista de alojamentos disponíveis.
Uma das preocupações dos Serviços de Ação Social no âmbito da alimentação é a de fomentar, quer a qualidade, quer a diversidade, na oferta apresentada aos estudantes. Assim, são apoiados por uma empresa de Qualidade Alimentar, que elabora criteriosamente as ementas, garante a qualidade dos géneros utilizados, estando certificados de acordo com o sistema de segurança alimentar HACCP.
A oferta alimentar inclui, para além das 3 opções do Refeitório Verney (prato principal, dieta e opção vegetariana), o prato do dia e toda a oferta do Snack-Bar Verney e também a ementa do Restaurante Cozinha do Cardeal, no Colégio Espírito Santo.
A Universidade de Évora dispõe ainda de outras unidades de alimentação que se encontram concessionadas e que para além do serviço de bar oferecem um serviço de refeições sociais e outras.
Os Serviços de Ação Social disponibilizam consultas médicas de clínica geral, a todos os estudantes que frequentem a Universidade de Évora.
+ informação: www.sas.uevora.pt
O endereço de e-mail conta.connosco@uevora.pt foi criado na Universidade de Évora para que os estudantes possam colocar questões e reportar de forma oficial as dificuldades sentidas no seu percurso académico, ficando os diferentes Serviços aptos a responder e atuar de forma mais célere e eficaz. Para além disso, foram ainda planificados seminários temáticos "CONTACONNOSCO", dirigidos a todos os estudantes da Universidade de Évora, que pretendem apoiar o desenvolvimento de competências transversais como o Planeamento, Organização e Gestão do Tempo; Autorregulação do Estudo e Aprendizagem; Educação Financeira; Comportamentos de Risco e Hábitos de Vida Saudáveis; Pesquisa Bibliográfica e apoio à Elaboração de Trabalhos Académicos; e Procura do Primeiro Emprego.
Programa completo para 2019 em http://www.estudar.uevora.pt/apoio_ao_estudante/gae/Contaconnosco